Início do Projeto: Geotecnologias para Gestão Hídrica do Sinclinal Moeda, MG - Instituto PristinoInstituto Pristino

Início do Projeto: Geotecnologias para Gestão Hídrica do Sinclinal Moeda, MG

O Instituto Prístino iniciou em abril de 2018 o projeto intitulado “Geotecnologias para Gestão Hídrica do Sinclinal Moeda, MG”. A demanda crescente por recursos hídricos no Sinclinal Moeda sinaliza a necessidade de planejamento integrado e monitoramento. Nesse contexto o Instituto irá desenvolver uma ferramenta webgis de acesso livre, por meio da Plataforma Semente, e em Parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A ferramenta será representada por um Atlas Digital e contará com informações referentes aos recursos hídricos superficiais e aquíferos da região do Sinclinal Moeda. Os dados irão contribuir para que os órgãos públicos e a comunidade tenham acesso às informações geoambientais.Uma premissa para gestão de recursos hídricos está relacionada à água subterrânea como recurso estratégico. Destacam-se as propriedades hidrodinâmicas do aquífero Cauê e do Sinclinal Moeda, pelas suas condições de recarga e armazenamento de água. Estudos identificaram a importância do aquífero Cauê para manutenção da qualidade ambiental, assim como a complexidade inerente aos estudos dos recursos hídricos. Diante disso, surge a necessidade de criação de sistemas de apoio a tomadas de decisão para uso dos promotores de justiça, gestores e cidadãos.

Sinclinal Moeda

O Sinclinal Moeda está inserido no Quadrilátero Ferrífero, o qual é delimitado pelas Serras do Curral, Ouro Branco, Ouro Preto, Caraça, Gandarela e Moeda. A figura abaixo mostra a localização das serras citadas e a posição do Quadrilátero Ferrífero em relação à Minas Gerais.

 

Fotografias da região do Sinclinal Moeda

Ao longo dos próximos meses, o Instituto Prístino divulgará notícias sobre o andamento do projeto. Clique aqui para se cadastrar e receber
informações exclusivas sobre o projeto, além de interagir com a nossa equipe, contribuindo com críticas e sugestões

Apoio: