Expedição Cultural Peixe Bravo: Ilhas de Ferro no Sertão Mineiro - Instituto PristinoInstituto Pristino

Expedição Cultural Peixe Bravo: Ilhas de Ferro no Sertão Mineiro

O Instituto Prístino e a Bocaina Biologia da Conservação realizaram uma incrível expedição ao Vale do Rio Peixe Bravo, um dos principais geossistemas ferruginosos de Minas Gerais. O objetivo foi divulgar para a comunidade da região a importância ambiental e cultural identificada nos últimos oito anos de pesquisas. A expedição aconteceu entre os dias 20 e 24 de abril de 2018.

Escola Municipal Gerino Ferreira Costa

No município de Rio Pardo de Minas foi realizado um evento na Escola Municipal Gerino Ferreira Costa, em Nova Aurora. Os participantes foram professores, coordenação e direção do ensino fundamental. Foram doados exemplares do livro “O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de ferro no sertão mineiro” e 200 cartilhas de educação ambiental “Ilhas de Ferro: descobrindo a importância ambiental dos ecossistemas em cangas ferruginosas”. Os professores puderam interagir com a equipe de pesquisadores do Instituto Prístino, resultando em uma conversa muito empolgante!

Ciclo de Palestras: Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Salinas

No município de Salinas aconteceu um ciclo de palestras, que contou com o apoio da Dra. Tatianne Gizele Marques, coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Participaram do evento professores e graduandos do Instituto Federal do Norte de Minas. Os pesquisadores do Instituto Prístino discutiram acerca da importância da socialização do conhecimento sobre o patrimônio cultural e ambiental do Vale do Peixe Bravo e sobre geotecnologias como ferramentas para a conservação, utilizando o webmap Atlas Digital Geoambiental. Ao final, foram doados dezenas de exemplares dos livros “O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de ferro no sertão mineiro” e “Atlas Digital Geoambiental”.

Nos convide para palestrar em seu município!

Você conhece áreas de cangas (geossistemas ferruginosos) em seu município? Entre em contato conosco indicando escolas públicas que desejam receber a Expedição Cultural do Instituto Prístino.

Email para contato: contato@institutopristino.org.br

Realização:
realizado por Instituto Prístino, Bocaina Biologia da Conservação com apoio do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFMG)