Simpósio Chapada de Canga e o Vale do Rio Peixe Bravo (MG) - Instituto PristinoInstituto Pristino

Simpósio Chapada de Canga e o Vale do Rio Peixe Bravo (MG)

O Instituto Prístino, a Bocaina Biologia da Conservação e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas organizaram o Simpósio Chapada de Canga e Vale do Peixe Bravo (MG): Socialização do Conhecimento Sobre o Patrimônio Ambiental e Cultural de Relevante Interesse para Conservação. O evento aconteceu no dia 22 de março, no próprio Museu, com o apoio do CRBio 4ª Região – por meio do PAPE 2018. O Simpósio obteve 250 inscrições entre estudantes e profissionais da Conservação.

Durante o evento foram divulgadas as regiões da “Chapada de Canga” e do “Vale do Rio Peixe Bravo”, que são extensas áreas naturais de geossistemas ferruginosos ainda não protegidas. Na oportunidade, o geógrafo do Instituto Prístino, Eric Oliveira Pereira, apresentou a ferramenta/webgis Atlas Digital Geoambiental: Ferramenta para Conservação dos Geossistemas Ferruginosos.

Lançamento dos Livros

• Chapada de Canga – Patrimônio natural e cultural de relevante interesse para a conservação
• O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de Ferro no Sertão Mineiro.

Estas publicações foram organizadas pelo Instituto Prístino e contou com a colaboração de 22 pesquisadores associados à PUC-MG, UFMG, UFLA e UFOP. Os resultados foram produzidos ao longo de 10 anos de pesquisas sobre flora, fauna, patrimônio espeleológico e arqueológico, geologia e geomorfologia em Geossistemas Ferruginosos de Minas Gerais. Os livros estão disponíveis para download, no site do Instituto Prístino. Baixe os livros publicados. Além dos livros Chapada de Canga: Patrimônio Natural e Cultural de Relevante Interesse para a Conservação e O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de ferro no sertão mineiro, estão disponíveis outras publicações do Instituto Prístino para download.

Fotos do Simpósio

       

Confira os vídeos relacionados ao Simpósio Chapada de Canga e o Vale do Peixe Bravo

Data: 22/03/2018

Local: Museu de Ciências Naturais da PUC Minas