Simpósio Chapada de Canga e o Vale do Rio Peixe Bravo (MG) - Instituto PristinoInstituto Pristino

Simpósio Chapada de Canga e o Vale do Rio Peixe Bravo (MG)

O Instituto Prístino, a Bocaina Biologia da Conservação e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas organizaram o Simpósio Chapada de Canga e Vale do Peixe Bravo (MG): Socialização do Conhecimento Sobre o Patrimônio Ambiental e Cultural de Relevante Interesse para Conservação. O evento aconteceu no dia 22 de março, no próprio Museu, com o apoio do CRBio 4ª Região – por meio do PAPE 2018. O Simpósio obteve 250 inscrições entre estudantes e profissionais da Conservação.

Durante o evento foram divulgadas as regiões da “Chapada de Canga” e do “Vale do Rio Peixe Bravo”, que são extensas áreas naturais de geossistemas ferruginosos ainda não protegidas. Na oportunidade, o geógrafo do Instituto Prístino, Eric Oliveira Pereira, apresentou a ferramenta/webgis Atlas Digital Geoambiental: Ferramenta para Conservação dos Geossistemas Ferruginosos.

Lançamento dos Livros

• Chapada de Canga – Patrimônio natural e cultural de relevante interesse para a conservação
• O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de Ferro no Sertão Mineiro.

Estas publicações foram organizadas pelo Instituto Prístino e contou com a colaboração de 22 pesquisadores associados à PUC-MG, UFMG, UFLA e UFOP. Os resultados foram produzidos ao longo de 10 anos de pesquisas sobre flora, fauna, patrimônio espeleológico e arqueológico, geologia e geomorfologia em Geossistemas Ferruginosos de Minas Gerais. Os livros estão disponíveis para download, no site do Instituto Prístino. Baixe os livros publicados. Além dos livros Chapada de Canga: Patrimônio Natural e Cultural de Relevante Interesse para a Conservação e O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de ferro no sertão mineiro, estão disponíveis outras publicações do Instituto Prístino para download.

Fotos do Simpósio

       

Veja, em breve, os vídeos do evento em nosso Canal no Youtube!

Data: 22/03/2018

Local: Museu de Ciências Naturais da PUC Minas