Desafios na Delimitação do Zoneamento da Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba (Uberaba/MG) - Instituto PristinoInstituto Pristino

Desafios na Delimitação do Zoneamento da Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba (Uberaba/MG)

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma Unidade de Conservação (UC) do Sistema Nacional de Unidades de Conservação que integra o grupo de Unidades de Uso Sustentável, o qual preconiza a preservação ambiental em coexistência com práticas de uso e ocupação do solo. A APA do rio Uberaba foi criada pela Lei Municipal 9.892 no ano de 2005, e localiza-se na porção centro-leste do município de Uberaba. Possui área total de 52.746,24 ha, correspondente a 12% da área municipal. A APA rio Uberaba possui um importante instrumento de ordenamento territorial, o zoneamento, cujo objetivo é estabelecer unidades ambientais homogêneas em termos de elementos bióticos, abióticos e, especialmente, de uso e ocupação espacial. Nesse contexto, o uso do geoprocessamento apresenta-se como boa alternativa para auxiliar os trabalhos na área ambiental, devido principalmente ao relativo baixo custo envolvido no processo e a eficiência dos resultados obtidos.

Desafios na delimitação do zoneamento da área de proteção ambiental do rio Uberaba (Uberaba / MG)

 


Autores:

MAURO, M.L.; CASTRO, K. S.; CAMPOS,I.C.; UCHOA, N.R.; VALERA, C.A.


Publicação

Ambiência - Revista do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais. Guarapuava (PR), v.12. Ed. Especial, p. 851 - 858. Novembro 2016.
ISSN 2175 - 9405
DOI:10.5935/ambiencia.2016.Especial.10